SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
I - SÓLIDO - SÓLIDO
- Sublimação: é usada quando um dos sólidos, por aquecimento, se sublima (passa para vapor), e o outro permanece sólido. Exemplo: sal e iodo ou areia e iodo (o iodo se sublima por aquecimento).
Obs.: As principais substâncias que podem ser separadas por sublimação são: o iodo, o enxofre e a naftalina (naftaleno).
II- SÓLIDO - LÍQUIDO
- Decantação: a fase sólida, por ser mais densa, sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente.
Obs.: a separação das duas fases pode ser feita de duas maneiras:
- vira-se lentamente a mistura em um outro frasco;
- com o auxílio de um sifão, transfere-se a fase líquida para um outro frasco (sifonação).
III- LÍQUIDO - LÍQUIDO
- Decantação: separam-se líquidos imiscíveis com densidades diferentes; o líquido mais denso acumula-se na parte inferior do sistema. Em laboratório usa-se o funil de bromo, também conhecido como funil de decantação, ou ainda, funil de separação. Num sistema formado por água e óleo, por exemplo, a água, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e é escoada abrindo-se az torneira de modo controlado. A decantação pode ser feita de uma maneira mais rudimentar, utilizando-se um sifão (sifonação).
III - GÁS - GÁS
- Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada.
Obs.: Uma aplicação desse processo consiste na separação dos componentes do ar atmosférico: N2 e O2. Após a liquefação do ar, a mistura líquida é destilada e o primeiro componente a ser obtido é o N2, pois apresenta menor PE (-195,8 ° C); posteriormente, obtém-se o O2, que possui maior PE (-183 ° C).
Solução: é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias.
Diluição: é uma operação em que se acrescenta solvente à solução. A quantidade de soluto permanece constante.
Titulação: é uma operação de laboratório através da qual se determina a concentração de uma solução A medindo-se o volume de uma solução B de concentração conhecida, que reage completamente com um volume conhecido da solução A.
Misturas Homogênias e Heterogênias
- Homogênia: Mistura de duas ou mais espécies químicas diferentes que apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Apresentam apenas uma fase, ou seja, é um sistema monofásico.
- Heterogênia: Misturas de duas ou mais espécies químicas diferentes que não apresentam as mesmas propriedades em toda sua extensão. Apresentam duas ou mais fases, ou seja, é um sistema polifásico.
o blog ficou muito bom, e muito claro com relação aos assuntos ! parabéns !
ResponderExcluir